FANÁTICOS DA 4a, FANÁTICOS POR KART

1/6

O Fanáticos da 4a é um grupo de amigos apaixonados por kart e velocidade. Todas às quartas-feiras à noite, no Kartódromo RBC Racing, eles se encontram para acelerar, e, claro, para uma boa resenha após as corridas.

Aqui estão alguns dos melhores pilotos de kart de Minas Gerais. Uma vez por mês o bicho pega com uma etapa do disputadíssimo campeonato dos Fanáticos da 4a, que tem a duração de um semestre!!  

No segundo semestre de 2019 será disputada a 17a edição e contará com 37 pilotos disputando o título de campeão.

Estes foram os Vencedores do 1º Semestre de 2019

RBC Racing

 "Hexa Campeão Lincoln Luiz, é um dos maiores

vencedores dos Fanáticos"

Os melhores do Fanáticos 1º Semestre/2019

Campeão

2º Lugar

3º Lugar

4º Lugar

Lincoln Luiz

5º Lugar

Marconi Abreu

Joanes Gouvêa

Cacau Nunes

Dinho

Lincoln, tem sido difícil chegar na sua frente, vai dar uma chance pra galera esse ano?

Esse ano o campeonato vai ser mais disputado, temos vários novos pilotos muito bons que entraram para o grupo, além dos pilotos atuais que melhoraram bastante, enfim, temos vários pilotos com chance de vencer o campeonato.

O que você acha da entrada do Diretor de Provas para fiscalizar as corridas?

Aprovo a presença de um diretor de prova, mas tem que ser alguém com muita experiência, que é ou já foi piloto.

O que tem a dizer para os pilotos que ainda não chegam nas primeiras posições?

Tenha em mente a regularidade como piloto, e não só em baixar tempo. Em um campeonato com 10 ou 12 etapas, até quinto lugar é um ótimo resultado. Fui campeão em um outro campeonato no ano passado com 12 etapas que ganhei apenas uma corrida.

Com a palavra, duas lendas do kart, que durante muitos anos comandaram o Fanáticos

"Pessoal, vamos iniciar mais uma etapa do nosso campeonato “Fanáticos da 4a”. Gostaria de contar para vocês, principalmente para quem está chegando agora, um pouco sobre a história do Fanáticos. Tudo começou com o Humberto Alves, o verdadeiro fundador do Fanáticos, que por brincadeira começou a chamar os pilotos que todas 4ª feiras corriam no kartódromo RBC de “Fanáticos “, pois podia chover canivete que o pessoal comparecia. Pilotos que se conheceram no kartódromo se tornaram amigos. O grupo foi aumentando e começamos a organizar o campeonato, Marco Tulio como presidente e eu como Vice, e até o ano passado estávamos a frente do grupo. Em 2019 passamos a bola da organização para o Leo Oliveira e para o Claudio Junqueira para que houvesse uma oxigenação no Fanáticos e para que novas ideias viessem. Nosso campeonato começa dia 27 com 40 pilotos no grid e muita expectativa. Queremos que os novatos saibam que o mais importante do nosso campeonato é a diversão, é a amizade de todos. Lógico que está no DNA de todos a competitividade, consequentemente, sempre haverá disputas, discussões insensatas, mas que no final, sempre prevaleça a amizade de todos. Portanto, dou as boas vindas aos novatos e que todos tenham um excelente campeonato."

" Caros Fanáticos, depois de alguns anos no comando do Grupo Fanáticos junto com o Cacauzito, chegou a hora de passar o bastão. No Fanáticos nos tornamos mais do que amigos, quase uma irmandade . Torcemos pelo sucesso do grupo e de seus membros. Que nossos sucessores, Claudão e Leo administrem o Fanáticos com novas ideias e eficácia. Feliz 2019 Fanáticos e lembrem sempre, amizade acima de tudo e grandes corridas!"

Cacau Nunes

Ex-Vice-Presidente do Fanáticos

Marco Túlio

Ex-Presidente do Fanáticos

Um destaque  especial para esse grande piloto, fundador do Fanáticos da 4a

Humberto Alves

Piloto e Fundador do Fanáticos

A regra é clara, pode isso Marco Aurélio?

As corridas do campeonato do Fanáticos tem um Diretor de Provas

Marco Aurélio Diniz Figueiredo é natural de Belo Horizonte e tem 58 anos. Ele foi o profissional convidado para ser o Diretor de Provas do Fanáticos 2019. Desejamos a ele sucesso na empreitada. Ele nos conta a seguir um pouco de como será seu papel na direção de prova.

Marco Aurélio

Diretor de Provas do Fanáticos

Marco Aurélio, seja bem vindo ao Fanáticos da 4a e boa sorte. Muitos dos pilotos já te conhecem de outros campeonatos, outros não. Conta pra gente um pouco da sua vivência no mundo do esporte a motor, especialmente no kart.

Comecei em 1988 e ja fiz de tudo. Diretor de prova, comissário técnico e comissário desportivo a nível regional e nacional. Sou oficial de competição da FMA. Já preparei motores e fiz, e ainda faço, "chão". Quando comecei, os organizadores eram clubes e só tinha o diretor de prova, as corridas eram na rua o que era muito arriscado depois fomos para estacionamentos de shopping e evoluiu para o formato de hoje.

O Fanáticos da 4a é reconhecidamente um dos mais qualificados grupos de kart amador de MG, mas a figura de um diretor de provas é uma novidade para os pilotos. Como será a sua atuação para coibir irregularidades e conter o ímpeto das feras que correm o campeonato?

Tendo uma conduta firme e imparcial.

De uma maneira bem prática, o que não será permitido de forma alguma e será passível de punição?

Qualquer conduta anti desportiva que principalmente coloque em risco a integridade física dos participantes.

 

Está prevista a possibilidade de um piloto ser advertido antes de ser punido, tipo um cartão amarelo, ou em caso de falta grave, é cartão vermelho direto?

Sempre faço uma avaliação do ocorrido, pode sim ser excluído da prova se for muito contundente o ocorrido. O normal é, advertência por sinal, por bandeira preta e branca e preta.

O piloto que se envolver  em algum enrosco que leve vantagem sobre outro piloto de forma irregular, terá a chance de devolver a posição para não ser punido? 

Sim, se devolver a posição segue o jogo.

O novo regulamento do Fanáticos, prevê que as decisões do Diretor de Prova são soberanas e não caberão recursos. Como fiscalizar uma corrida com 40 pilotos onde vários pontos de disputa ocorrerão ao mesmo tempo? O staff do RBC contribuirá nessa fiscalização?

Sim, eles sempre colaboram e estando na pista tem uma boa visão para me relatar para que possa tomar as decisões.

    Diretoria dos Fan4ticos - 2019

Nomeados Presidente e Vice-Presidente do Fanáticos da 4a, Leo Oliveira e Cláudio Junqueira, (na foto ao Lado de Wellington Horta do RBC) foram os dirigentes dos Campeonatos no ano de 2019.

O Fanáticos da 4a sempre foi marcado por um formato diferenciado de campeonato, onde prevalecem a diversão e amizade.

Léo Oliveira

Presidente do Fanáticos

" É com muita satisfação que aceitei ser Presidente de um grupo tão especial como o nosso. Começei a correr nos Fanáticos no meio do ano de 2016, e de lá pra cá não perco nem as peladinhas. Os pilotos são de alto nível e a resenha depois das corridas é show. Pretendemos manter, sobretudo, esse espírito de amizade que sempre esteve presente no grupo e que foi tão bem trabalhado nesses anos pelo Cacau e Marco Túlio. Estamos animados em promover o campeonato, teremos um grid de 40 pilotos e o bicho vai pegar na pista. Para evitar excessos e tornar a disputa o mais justa possível,  introduzimos a figura do Diretor de Provas, que é a grande novidade da temporada. Ele será imparcial e soberano."

Cláudio Junqueira

Ex - Vice-Presidente do Fanáticos

"Agradeço ao Cacau e Marco Túlio pela confiança em passar a mim e ao Léo a organização do Fanáticos, é uma honra estar a frente deste grupo tão qualificado e que corro desde 2015. O Fanáticos da 4a é uma verdadeira escola de pilotagem de kart. Espero estar à altura desta responsabilidade e de contribuir no que for possível. Pretendo incrementar uma maior visibilidade ao Fanáticos no ambiente web e tornar as informações importantes mais acessíveis aos pilotos. No aspecto da competição, entendo que o Fanáticos tem um DNA de pouca formalidade, em que sempre prevaleceu o bom senso e boa fé dos pilotos em seu campeonato, mas, devido à alta competitividade e equilíbrio técnico, um mínimo de regras e organização, também se fazem necessários. Encontrar o ponto de equilíbrio entre a informalidade e formalidade será o nosso maior desafio."

2019 by Claudio Junqueira / 2020 by Alexandre Bicalho